No dia 1º de abril comemora-se o dia da mentira.
A criação desta data foi na França. Tudo porque o rei Carlos IX, mudou a data do Ano Novo, que até então era comemorada de 25 de março e 1º de abril, para o dia 1º de Janeiro.
Esta proposta não agradou alguns franceses, que resolveram fingir que o Ano Novo ainda era em abril, inventando festas de confraternização e enviando alguns presentes inconvenientes, para as pessoas, como se fosse o Ano Novo, foi assim que o dia 1º de Abril ficou conhecido como o dia da Mentira.
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Isto é muito divertido, mas é importante lembrar que só é divertido falar mentiras, mas somente no dia 1º de abril, e desde que depois a verdade seja revelada.
No hay comentarios:
Publicar un comentario